Dúvidas,dúvidas e dúvidas.

Ultimamente uma dúvida me ronda. Como me estabelecer em um mercado onde profissionais de anos de experiência cobram cada dia menos por seus trabalho? Como não ser culpado por esses próprios profissionais  de estar prostituindo o mercado?

Um cliente me procurou para fazer 30 fotos. Não posso cobrar a mesma coisa que um fotógrafo com anos de experiência,mas quanto cobrar?

Se o cara tem um nome no mercado e cobra X como um iniciante pode querer cobrar o mesmo X ? Meu nome não sai todo dia no “O Globo “. Você pagaria o mesmo preço por um trabalho feito por um novato e um veterano? Até que provem o contrário, o novato ainda está aprendendo então tem que cobrar menos. Quem agradece a isso tudo é o cliente que consegue pelo preço de bananas o nosso trabalho.

O diálogo abaixo é real. Aconteceu entre dois fotógrafos renomados,um ruim e o outro bom:

Bom -E ai cara blz? Fiquei sabendo que vc cobrou 900 reais para fazer o trabalho do restaurante “A Paraíba”. Assim você acaba com o nosso mercado,eu cobrei 7000.

Ruim -Eu não tinha noção de quanto o pessoal da gastronomia estava cobrando.

Bom – Mas então dá uma ligada. Eu sou seu amigo.

Ruim -Mas eu não cobrei 900 não, cara . Na verdade cobrei 1000.

fecha o pano rápidooooo.

Deixe um comentário

